segunda-feira, 8 de julho de 2013

Dispositivos móveis

Dispositivo móvel ( em inlgês chamado de handheld) é um computador de bolso equipado com um ecrã (output) e um teclado em miniatura (input). No caso dos PDA, o output e o input combinam-se em um ecrã táctil.
Os tipos de dispositivos móveis mais comuns são:
- Smartphone;
- PDA;
- Telemóvel/Celular;
- Console portátil;
- Ultra Mobile PC;¹

                                                        Figura 1:  Dispositivos Móveis
                                 fonte: http://www.alexandreporfirio.com/2012/10/11/noticias/brasileiros-lideram-acesso-a-web-por-dispositivos-moveis/


Aplicativos são progamas que instalamos no computador, celular, tablets, notebooks, etc.

  APPS : Esse termo na língua inglesa é uma abreviatura 'application' , que significa aplicação em português. Na informática app é abreviatura de aplicativo, programas específicos que podem ser baixados e instalados em certos equipamentos eletrônicos.²

                                                            Figura 2: Aplicativos
                             fonte:  http://www.descomplick.blog.br/aplicativos-para-smartphones

   


ANDROID : É  um sistema operacional para dispositivos móveis.
História
O Google desejava lançar um aparelho com serviços baseados em localização, mas não possuía plataforma para isso. Então em agosto de 2005 adquiriu a Android Inc, uma pequena empresa em Palo Alto (California - USA) que desenvolvia uma plataforma para celulares baseado em Linux, com o objetivo de ser uma plataforma flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes.
Em dezembro de 2006, com as noticias da BBC e The Wall Street Journal, surgiram mais especulações de que a Google estava entrando no mercado de telefones móveis. A imprensa reportou rumores de um telefone desenvolvido pela Google. (atualmente desenvolvido em parceria com a empresa de software Sun Corp). Então após dois anos de especulações, em 5 de Novembro de 2007, Google anunciou Android como uma plataforma e a criação da Open Handset Alliance (OHA), um conselho com mais de 33 empresas parceiras.
Em 21 de outubro de 2008, Android se transforma em Open Source, com código publicado como AOSP (Android Open Source Project).
Em 22 de Outubro de 2008, foi lançado o primeiro aparelho móvel comercialmente com o sistema Android, o HTC Dream ou G1.
Em 2 de novembro de 2009, foi lançado Motorola Droid ou Milestone. Sendo considerado um dos melhores aparelhos com Android com ótimas críticas sendo um dos celulares mais vendidos.
Em 5 de Janeiro de 2010, Google lança o primeiro celular com sua marca, o HTC Nexus One. Sendo considerado o primeiro superphone devido processador de 1GHz. Mas suas vendas não foram bem, devido a Google vendê-lo apenas online (sem associação às operadoras).
Em 27 de maio de 2010 Matias Duarte, antigo diretor da interface do WebOS, junta-se à equipa do Android após a compra da Palm pela HP .
O primeiro tablet comercialmente disponível com Android 3.0 foi o Motorola Xoom, lançado a 24 de fevereiro de 2011 nos Estados Unidos

                                                                Figura 3: Android                               Fonte: http://columbiacomputadores.com.br/android-4-3-pode-ser-anunciado-na-conferncia-google-io/



WI-FI : É uma conexão entre diversos dispositivos por uma rede sem fio. Funcionam por meio de ondas de radio que sao transmitidas por um adaptador , chamado de roteador que recebe os sinais, decodifica e os emite a partir de uma antena.

       
                                                                     Figura 4: Wi-Fi
                                                 Fonte: http://eco4planet.com/blog/tag/wifi/


Referências:
1- http://pt.wikipedia.org/wiki/Dispositivo_m%C3%B3vel
2- http://www.infoescola.com/informatica/o-que-sao-apps/
3- http://pt.wikipedia.org/wiki/Android

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Ábaco

Ábaco

Figura 1: ábaco escolar
Fonte: http://aseducadoras2012.blogspot.com.br/2012/11/matematica-abacos.html



   O Ábaco foi o primeiro instrumento usado para fazer cálculo. Há diversos tipos de ábaco, cada um com sua origem e características particulares.
   De acordo com alguns estudiosos  o ábaco teve origem na mesopotamia¹, mas há também outros, que dizem ser invenção dos chineses². Sendo assim, não sabemos dizer ao certo a verdadeira origem.
   Apesar de existir vários tipos de ábaco, eles são basicamente feitos da mesma forma, "um objeto de madeira retangular com bastões na posição horizontal"³.
   Os ábacos axistentes são:

Ábaco Mesopotâmico: O primeiro ábaco foi concerteza, construído numa pedra lisa coberta por areia ou pó. Palavras e letras eram desenhadas na areia¹;

 Ábaco babilônio: Os babilônios podem ter utilizado o ábaco para operações de adição e subtração. No entanto, este dispositivo primitivo provou ser difícil para a utilização em cálculos mais complexos¹.

Ábaco Egipcio: O uso do ábaco no antigo Egito é mencionado pelo historiador grego Crabertotous, que escreve sobre a maneira do uso de discos (ábacos) pelos egípcios, que era oposta na direção quando comparada com o método grego¹.

 Ábaco Grego: Uma tábua encontrada na ilha grega de Salamina em 1846 data de 300 a.C., fazendo deste o mais velho ábaco descoberto até agora. É um ábaco de mármore de 149 cm de comprimento, 75 cm de largura e de 4,5 cm de espessura, no qual existem 5 grupos de marcações¹.

 Ábaco Romano: O método normal de cálculo na Roma antiga, assim como na Grécia antiga, era mover bolas de contagem numa tábua própria para o efeito. As bolas de contagem originais denominavam-se calculi¹.

Ábaco Indiano: Por volta do século V, escrivães indianos estavam já à procura de gravar os resultados do Ábaco¹.

 Ábaco Chines:
A menção mais antiga a um suanpan (ábaco chinês) é encontrada num livro do século I da Dinastia Han Oriental, o Notas Suplementares na Arte das Figuras escrito por Xu Yue. No entanto, o aspecto exacto deste suanpan é desconhecido.
Habitualmente, um suanpan tem cerca de 20 cm de altura e vem em variadas larguras, dependendo do fabricante¹.

 Ábaco Japonês: Um soroban (算盤, そろばん, lit. tábua de contar) é uma versão modificada pelos japoneses do suanpan¹.

Ábaco dos nativos americanos: 
Algumas fontes mencionam o uso de um ábaco chamado nepohualtzintzin na antiga cultura azteca. Este ábaco mesoamericano utiliza um sistema de base 20 com 5 dígitos¹.

 Ábaco Russo: O ábaco russo, o schoty (счёты), normalmente tem apenas um lado comprido, com 10 bolas em cada fio (excepto um que tem 4 bolas, para fracções de quartos de rublo). Este costuma estar do lado do utilizador. O ábaco russo é habitualmente utilizado na vertical, com os fios da esquerda para a direita¹.

Ábaco escolar: Em todo o mundo, os ábacos têm sido utilizados na educação infantil e na educação básica como uma ajuda ao ensino do sistema numérico e da aritmética¹.

 Ábaco usado pelos deficientes visuais:
Um ábaco adaptado, inventado por Helen Keller e chamado de Cranmer, é ainda utilizado por deficientes visuais. Um pedaço de fabrico suave ou borracha é colocado detrás das bolas para não moverem inadvertidamente. Isto mantém as bolas no sítio quando os utilizadores as sentem ou manipulam. Elas utilizam um ábaco para fazer as funções matemáticas multiplicação, divisão, adição, subtracção, raíz quadrada e raíz cúbica¹.

Assista o vídeo abaixo que ensina a somar usando o ábaco:
Figura 2 : Vídeo que explica como fazer adição usando o ábaco.


Referencias: