Ábaco
Figura 1: ábaco escolar Fonte: http://aseducadoras2012.blogspot.com.br/2012/11/matematica-abacos.html |
O Ábaco foi o primeiro instrumento usado para fazer cálculo. Há diversos tipos de ábaco, cada um com sua origem e características particulares.
De acordo com alguns estudiosos o ábaco teve origem na mesopotamia¹, mas há também outros, que dizem ser invenção dos chineses². Sendo assim, não sabemos dizer ao certo a verdadeira origem.
Apesar de existir vários tipos de ábaco, eles são basicamente feitos da mesma forma, "um objeto de madeira retangular com bastões na posição horizontal"³.
Os ábacos axistentes são:
•Ábaco Mesopotâmico: O primeiro ábaco foi concerteza, construído numa pedra lisa coberta por areia ou pó. Palavras e letras eram desenhadas na areia¹;
•Ábaco babilônio: Os babilônios podem ter utilizado o ábaco para operações de adição e subtração. No entanto, este dispositivo primitivo provou ser difícil para a utilização em cálculos mais complexos¹.
•Ábaco Egipcio: O uso do ábaco no antigo Egito é mencionado pelo historiador grego Crabertotous, que escreve sobre a maneira do uso de discos (ábacos) pelos egípcios, que era oposta na direção quando comparada com o método grego¹.
•Ábaco Grego: Uma tábua encontrada na ilha grega de Salamina em 1846 data de 300 a.C., fazendo deste o mais velho ábaco descoberto até agora. É um ábaco de mármore de 149 cm de comprimento, 75 cm de largura e de 4,5 cm de espessura, no qual existem 5 grupos de marcações¹.
•Ábaco Romano: O método normal de cálculo na Roma antiga, assim como na Grécia antiga, era mover bolas de contagem numa tábua própria para o efeito. As bolas de contagem originais denominavam-se calculi¹.
•Ábaco Indiano: Por volta do século V, escrivães indianos estavam já à procura de gravar os resultados do Ábaco¹.
•Ábaco Chines:
A menção mais antiga a um suanpan (ábaco chinês) é encontrada num livro do século I da Dinastia Han Oriental, o Notas Suplementares na Arte das Figuras escrito por Xu Yue. No entanto, o aspecto exacto deste suanpan é desconhecido.
Habitualmente, um suanpan tem cerca de 20 cm de altura e vem em variadas larguras, dependendo do fabricante¹.
A menção mais antiga a um suanpan (ábaco chinês) é encontrada num livro do século I da Dinastia Han Oriental, o Notas Suplementares na Arte das Figuras escrito por Xu Yue. No entanto, o aspecto exacto deste suanpan é desconhecido.
Habitualmente, um suanpan tem cerca de 20 cm de altura e vem em variadas larguras, dependendo do fabricante¹.
•Ábaco Japonês: Um soroban (算盤, そろばん, lit. tábua de contar) é uma versão modificada pelos japoneses do suanpan¹.
•Ábaco dos nativos americanos:
Algumas fontes mencionam o uso de um ábaco chamado nepohualtzintzin na antiga cultura azteca. Este ábaco mesoamericano utiliza um sistema de base 20 com 5 dígitos¹.
Algumas fontes mencionam o uso de um ábaco chamado nepohualtzintzin na antiga cultura azteca. Este ábaco mesoamericano utiliza um sistema de base 20 com 5 dígitos¹.
•Ábaco Russo: O ábaco russo, o schoty (счёты), normalmente tem apenas um lado comprido, com 10 bolas em cada fio (excepto um que tem 4 bolas, para fracções de quartos de rublo). Este costuma estar do lado do utilizador. O ábaco russo é habitualmente utilizado na vertical, com os fios da esquerda para a direita¹.
•Ábaco escolar: Em todo o mundo, os ábacos têm sido utilizados na educação infantil e na educação básica como uma ajuda ao ensino do sistema numérico e da aritmética¹.
•Ábaco usado pelos deficientes visuais:
Um ábaco adaptado, inventado por Helen Keller e chamado de Cranmer, é ainda utilizado por deficientes visuais. Um pedaço de fabrico suave ou borracha é colocado detrás das bolas para não moverem inadvertidamente. Isto mantém as bolas no sítio quando os utilizadores as sentem ou manipulam. Elas utilizam um ábaco para fazer as funções matemáticas multiplicação, divisão, adição, subtracção, raíz quadrada e raíz cúbica¹.
•Ábaco usado pelos deficientes visuais:
Um ábaco adaptado, inventado por Helen Keller e chamado de Cranmer, é ainda utilizado por deficientes visuais. Um pedaço de fabrico suave ou borracha é colocado detrás das bolas para não moverem inadvertidamente. Isto mantém as bolas no sítio quando os utilizadores as sentem ou manipulam. Elas utilizam um ábaco para fazer as funções matemáticas multiplicação, divisão, adição, subtracção, raíz quadrada e raíz cúbica¹.
Assista o vídeo abaixo que ensina a somar usando o ábaco:
Figura 2 : Vídeo que explica como fazer adição usando o ábaco.
Figura 3: Ábaco babilônio Fonte: http://desvendandoosmistriosdamatemtica.blogspot.com.br/2012/09/os-varios-tipos-de-abaco-encontrados-no.html |
Figra 4: Ábaco escolar Fonte: http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/90064846/ |
Referencias:
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