Dispositivos móveis
Dispositivo móvel ( em inlgês chamado de
handheld) é um computador de bolso equipado com um ecrã (output) e um
teclado em miniatura (input). No caso dos PDA, o output e o input
combinam-se em um ecrã táctil.
Os tipos de dispositivos móveis mais comuns são:
- Smartphone;
- PDA;
- Telemóvel/Celular;
- Console portátil;
- Ultra Mobile PC;¹
Figura 1: Dispositivos Móveis
fonte: http://www.alexandreporfirio.com/2012/10/11/noticias/brasileiros-lideram-acesso-a-web-por-dispositivos-moveis/
Aplicativos são progamas que instalamos no computador, celular, tablets, notebooks, etc.
APPS : Esse termo na língua inglesa é uma abreviatura 'application' ,
que significa aplicação em português. Na informática app é abreviatura
de aplicativo, programas específicos que podem ser baixados e instalados
em certos equipamentos eletrônicos.²
Figura 2: Aplicativos
fonte: http://www.descomplick.blog.br/aplicativos-para-smartphones
ANDROID : É um sistema operacional para dispositivos móveis.
História
O Google desejava lançar um aparelho com serviços baseados em localização, mas não possuía plataforma para isso. Então em agosto de 2005
adquiriu a Android Inc, uma pequena empresa em Palo Alto (California -
USA) que desenvolvia uma plataforma para celulares baseado em Linux, com o objetivo de ser uma plataforma flexível, aberta e de fácil migração para os fabricantes.
Em dezembro de 2006, com as noticias da BBC e The Wall Street Journal, surgiram mais especulações de que a Google
estava entrando no mercado de telefones móveis. A imprensa reportou
rumores de um telefone desenvolvido pela Google. (atualmente
desenvolvido em parceria com a empresa de software Sun Corp). Então após
dois anos de especulações, em 5 de Novembro de 2007, Google anunciou
Android como uma plataforma e a criação da Open Handset Alliance (OHA), um conselho com mais de 33 empresas parceiras.
Em 21 de outubro de 2008, Android se transforma em Open Source, com código publicado como AOSP (Android Open Source Project).
Em 22 de Outubro de 2008, foi lançado o primeiro aparelho móvel comercialmente com o sistema Android, o HTC Dream ou G1.
Em 2 de novembro de 2009, foi lançado Motorola Droid ou Milestone.
Sendo considerado um dos melhores aparelhos com Android com ótimas
críticas sendo um dos celulares mais vendidos.
Em 5 de Janeiro de 2010, Google lança o primeiro celular com sua
marca, o HTC Nexus One. Sendo considerado o primeiro superphone devido
processador de 1GHz. Mas suas vendas não foram bem, devido a Google
vendê-lo apenas online (sem associação às operadoras).
Em 27 de maio de 2010 Matias Duarte, antigo diretor da interface do WebOS, junta-se à equipa do Android após a compra da Palm pela HP .
O primeiro tablet comercialmente disponível com Android 3.0 foi o Motorola Xoom, lançado a 24 de fevereiro de 2011 nos Estados Unidos.³
Figura 3: Android Fonte: http://columbiacomputadores.com.br/android-4-3-pode-ser-anunciado-na-conferncia-google-io/
WI-FI
: É uma conexão entre diversos dispositivos por uma rede sem fio.
Funcionam por meio de ondas de radio que sao transmitidas por um
adaptador , chamado de roteador que recebe os sinais, decodifica e os
emite a partir de uma antena.
Figura 4: Wi-Fi
Fonte: http://eco4planet.com/blog/tag/wifi/
Referências:
1- http://pt.wikipedia.org/wiki/Dispositivo_m%C3%B3vel
2- http://www.infoescola.com/informatica/o-que-sao-apps/
3- http://pt.wikipedia.org/wiki/Android
Apartir de quando e/ou qual empresa instituiu a comunicação sem fio entre aparelhos ( wi-fi, bluetooth, infra-vermelho)??
ResponderExcluirBruno Vieira G1 N1
Jefferson Pereira G1 N1
Bloetooth:A idéia original surgiu em 1994, quando a empresa Ericsson iniciou um estudo que visava substituir os cabos que ligavam seus aparelhos celulares aos diversos acessórios existentes por meio de uma tecnologia sem fio acessível. Quatro anos depois, Ericsson, IBM, Intel, Nokia e Toshiba se uniram para desenvolver o padrão que passaria a ser conhecido como Bluetooth.
ExcluirWI-FI:O padrão 802.11, que são as especificações de transmissões e redes sem fio, surgiu em 1997. A terminologia WiFi surgiu em 2003.Não sei quem inventou, mas é uma marca registrada da Wi-Fi Alliance. O Wi-fi foi desenvolvido e registrado.
Quanto ao infra-vermelho não sei te responder,pois é uma tecnologia defasada e o google esta muito puluido, não encontro artigo muito antigo.
Quando e como surguiu o WiFi?
ResponderExcluirAlunos: Arvanete, Gislayne e Antônio. Turma: N'01', G1
O padrão 802.11, que são as especificações de transmissões e redes sem fio, surgiu em 1997.
ExcluirA terminologia WiFi surgiu em 2003.
é possível ter mais de um sistema operacional nesses aparelhos???
ResponderExcluirJosiane Mangifeste N 01 G2
Maria Eugenia Damasceno N 01 G2
Thiago Ribeiro da Silva N 01 G2
Náo, porque os aparelhos são produzidos pra determinado sistema operacional, sistemas operacionais distintos não se comunicam. Como exemplo temos o sistema operaional Android e o IOS.
ExcluirQual aplicativo mais usado no mundo?
ResponderExcluirAluno:Joel
A Nielsen, uma das maiores empresas de pesquisa do universo digital, divulgou um estudo com os hábitos dos consumidores que possuem aparelhos móveis em 10 países do mundo. Smartphones, BlackBerrys e tablets são usados de maneiras diversas em cada local do mundo e as equipes de marketing precisam ficar atentas aos hábitos de seu público-alvo. Para quem trabalha com mídias digitais e redes sociais no Brasil, o capítulo sobre os aplicativos mais populares mostra o que é tendência na hora de criar estratégias de sucesso por aqui.
ExcluirAplicativos em alta:
Redes sociais (67%)
Games (65%)
Mapas/navegação/buscas (51%)
Vídeos e filmes (49%)
Portanto,o Facebook, com mais de 900 milhões de usuários, é a rede social mais acessada dos últimos tempos, passando facilmente outras redes que costumavam ser líderes – como o Orkut.
Quais aplicativos mais utilizados nos dipositivos como os tablets?
ResponderExcluirLuciara, Max e Tereza N1 G2
Os jogos são os aplicativos mais populares nos tablets e representam 70% dos downloads das lojas de aplicativos. Para Raphael Sudam, gerente dessa categoria de produtos na Samsung, uma das justificativas para o fenômeno é a boa relação custo/benefício dos jogos para tablets e smartphones. “Enquanto o preço médio de jogos para consoles é de US$ 50 e para videogames portáteis é de US$ 25; os jogos para dispositivos móveis custam em média apenas US$ 1,5.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQue tipos de caltela devemos ter ao usar o WI FI ?
ResponderExcluirJ.Luiz L. Antonio e Samuel N01G02
como às vezes a única opção é o Wi-Fi público, vale seguir estas dicas:
ExcluirAntes de usar este tipo de conexão tenha certeza de que é necessário e não pode esperar ter acesso a uma conexão com fio, principalmente se for acessar contas on-line;
Antes de se conectar verifique se o nome da rede é legítimo;
Ative as atualizações automáticas e verifique se o software de segurança do seu computador está atualizado;
Não habilite o compartilhamento de arquivos, pois se estiver conectado a uma rede maliciosa, um hacker pode facilmente transferir spywares maliciosos ao seu computador, copiar ou modificar os seus arquivos;
Tenha cuidado com as informações que você compartilha em locais públicos – até mesmo as redes sociais podem trazer alguns dados pessoais; Ative o firewall do seu computador;
- Para o Wi-Fi utilizado em casa, as dicas são simples, afinal, você é o responsável pela rede: Mude o nome do usuário administrador e a senha padrão do seu modem/router, nomes de usuário padrão do fabricante e as senhas são de conhecimento comum;
Ative a criptografia. Todos os equipamentos Wi-Fi suportam alguma forma de criptografia. Prefira o protocolo WPA ao WEP. Se tiver que utilizar este último, troque a chave com frequência;
Desligue o roteador quando não for usá-lo.
Se você só se conecta ao roteador via cabo, desligue a funcionalidade Wi-Fi.